![]() |
Chegou a Diferentona; Chegou a Cultizada
|
E estamos na época mais bacana do ano - para quem curte um bom filme, claro - a linda temporada de premiações ou Award Season 2016. Cheia de discursos memoráveis e situações inusitadas...
Dos mais lembrados, alguns foram adaptados de ficções recentes, antigas ou só biográficos. Parte dessas premiações lembram do roteiro adaptado, daí se o autor do livro trabalhou no roteiro, ele acaba indicado que é o caso da Emma Donoghue de 'Quarto'.
Claro que você não consiguirá ler parte desses livros até domingo, creio eu, quando será apresentado os ganhadores do Globo de Ouro. Mas, o Oscar é dia 28 de Fevereiro, então, acredito que o objetivo será alcançado. Aliás, os indicados ao Oscar 2016 saem quinta-feira. Também temos o SAG, o BAFTA....ai...
Então, confira dicas de leituras dos filmes mais elogiados da temporada. Daí fica seu critério antes ou depois. Se bem que eu leria antes, Brasil demora muito para as estreias de filmes não populares.
Estreia 11 de Fevereiro, no Brasil.
Cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher.
A Rocco já havia lançado o livro como 'A Moça de Copenhague'. Esse mês eles vão relançar o livro de David Ebershoff pelo selo Fábrica231, com todo visual da adaptação, é claro. Então, fiquem ligados!
Estreia 4 de Fevereiro, no Brasil.
1822. Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) parte para o oeste americano disposto a ganhar dinheiro caçando. Atacado por um urso, fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro John Fitzgerald (Tom Hardy), que ainda rouba seus pertences. Entretanto, mesmo com toda adversidade, Glass consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada em busca de vingança.
Mais uma cinebiografia. Como a primeira, narra determinado momento da vida do protagonista, nesse caso o explorador e caçador de peles Hugo Glass, baseado nos relatos da obra de Michael Punke. Creio que a Intrínseca pretende lançá-lo esse mês, já que anda divulgando pelas redes o novo 'pupilo'.
Estreia 18 de Fevereiro, no Brasil.
Uma história moderna sobre o amor sem limites entre mãe e filho. O pequeno Jack (Jacob Tremblay), de cinco anos, não conhece nada do mundo, exceto o quarto em que nasceu e cresceu acompanhado apenas por Ma (Brie Larson).
Esse é apenas ficção, apesar de ser bem realista. A sinopse não diz muito, mas a Ma foi sequestrada quando tinha dezessete anos e o Jack, é filho dela com sequestrador. Daí você imagina a carga emocional que envolve a história. O roteiro da adaptação é da própria autora. Deve estar bem fiel, né?
Não lembro de ter visto a Verus ou o Grupo Record, divulgando essa adaptação de forma assídua como eles estão fazendo com 'A Garota do Trem'. O que me fez pensar que eles, talvez, não relancem o livro ou se sair, acabe sendo por outra editora. Mas, a versão da capa branca, continua vendendo nas livrarias físicas e online. Carinha, mas continua sim.
Estreia 14 de Janeiro, no Brasil.
A jovem Therese Belivet (Rooney Mara) tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird (Cate Blanchett), uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, que está se divorciando de Harge (Kyle Chandler), também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais e, quando Harge a impede de passar o Natal com a filha, Carol convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos.
Você pode encontrar sobre esse livro por dois nomes: 'O Preço do Sal' ou 'Carol'. A autora é Patricia Highsmith da série 'O Talentoso Ripley'. A L&PM já tinha os direitos da publicação de Carol - lançou a primeira edição em 2006 - e então, vem o relançamento para a temporada. Não preciso frisar o que você encontrará na leitura e depois, no filme...Te garanto que nessa viagem pelos Estados Unidos, elas não ficam só amiguinhas.
Estreou no Brasil em 2015.
O astronauta Mark Watney (Matt Damon) é enviado a uma missão em Marte. Após uma severa tempestade ele é dado como morto, abandonado pelos colegas e acorda sozinho no misterioso planeta com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra.
A piada da temporada é esse filme indicado na categoria 'comédia', no Globo de Ouro, mas vamos fingir que não notamos. O filme foi lembrado em algumas categorias do BAFTA então, a leitura ainda pode render. E Matt Damon, pare de sumir!
Estreia 21 de Janeiro, no Brasil.
Três momentos importantes da vida do inventor, empresário e magnata Steve Jobs: os bastidores do lançamento do computador Macintosh, em 1984; da empresa NeXT, doze anos depois e do iPod, no ano de 2001.
Dessa vez, Steve Jobs será interpretado por Michael Fassbender. O filme é baseado nos relatos e entrevistas da biografia de Walter Isaacson. A Companhia das Letras está divulgando bastante o longa em suas redes, e não lembro de ter visto anuncio de relançamento para a temporada. A versão de 2011 ainda está à venda em livrarias online e físicas.
Estreia 18 de Fevereiro, no Brasil.
O roteirista Dalton Trumbo (Bryan Cranston) tem uma história singular em Hollywood: apesar de ter escrito algumas das histórias de maior sucesso da época, como A Princesa e o Plebeu (1953), ele se recusou a cooperar com o Comitê de Atividades Antiamericanas do congresso e acabou preso e proibido de trabalhar. Mesmo quando saiu da prisão, Trumbo demorou anos para vencer o boicote do governo, sofrendo com uma série de problemas envolvendo familiares e amigos próximos.
Cinebiografia do roteirista Dalton Trumbo, que pode render a primeira indicação ao Oscar, para o ator Bryan Cranston. Ele ficou conhecido por interpretar Walter White na série Breaking Bad. O livro já está à venda, é lançamento do mês da Intrínseca.
Sem previsão no Brasil.
A jovem irlandesa Ellis Lacey (Saoirse Ronan) se muda de sua terra natal e vai morar em Brooklyn para tentar realizar seus sonhos. No ínicio de sua jornada nos Estados Unidos, ela sente falta de sua casa, mas ela vai tentando se ajustar aos poucos até que conhece e se apaixona por Tony (Emory Cohen), um bombeiro italiano. Logo, ela se encontra dividida entre dois países, entre o amor e o dever.
Aos 21 anos, Saoirse Ronan pode receber sua segunda indicação ao Oscar - ela tem uma por Desejo e Reparação - pelo drama romântico Brooklyn. O livro foi lançado por aqui em 2011, pela Companhia das Letras e pelo que vi, ainda se encontra à venda.
O filme foi roteirizado por Nick Hornby.
OUTRAS MENÇÕES:
.
A Grande Aposta (
Estreia 14 de Janeiro, no Brasil): Filme é estrelado por Ryan Gosling, Christian Bale, Brad Pitt e Steve Carrell. A Record anunciou que pretende lançar o livro no fim do mês. O autor Michael Lewis é conhecido por ter outras obras adaptadas como Moneyball e The Blind Side.
TrailerMichael Burry (Christian Bale) é o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Tal decisão gera complicações junto aos investidores, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem. Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Um deles é Mark Baum (Steve Carell), o dono de uma corretora que enfrenta problemas pessoais desde que seu irmão se suicidou. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt), que vive recluso.
.
Ponte dos Espiões (
Estreou em 2015 no Brasil): O livro chamado 'Uma Ponte Entre Espiões', foi lançado pela Record. O advogado James B. Donovan, que no filme é interpretado por Tom Hanks, assina a autoria.
Trailer -
Skoob -
CompreEm plena Guerra Fria, o advogado especializado em seguros James Donovan (Tom Hanks) aceita uma tarefa muito diferente do seu trabalho habitual: defender Rudolf Abel (Mark Rylance), um espião soviético capturado pelos americanos. Mesmo sem ter experiência nesta área legal, Donovan torna-se uma peça central das negociações entre os Estados Unidos e a União Soviética ao ser enviado a Berlim para negociar a troca de Abel por um prisioneiro americano, capturado pelos inimigos.
. Spotligh - Segredos Revelados (Estreia 7 de Janeiro, no Brasil): O filme é baseado em um evento real e uma ótima pedida para a galera que cursa Jornalismo. Ainda não há nenhuma publicação sobre. Pode render uma segunda indicação para Michael Keaton, ao Oscar.
Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.
.
Joy: O Nome do Sucesso (
Estreia 21 de Janeiro, no Brasil): Jennifer Lawrence interpreta a empresária/inventora Joy Mangano. Ela ficou conhecida por 'inventar' o esfregão milagroso -
clique aqui e veja o comercial - que gente, eu adorava ver o comercial da Polishop quando era mais nova. Parece que ainda não há nenhuma publicação por aqui...mas não duvido, apesar do roteiro ser do próprio diretor. Ainda há críticas em torno da pseudo cinebiografia, por causa da diferença de idade entre Jennifer e Joy, que tem 59 anos.
TrailerCriativa desde a infância, Joy Mangano (Jennifer Lawrence) entrou na vida adulta conciliando a jornada de mãe solteira com a de inventora e tanto fez que tornou-se uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.
.
Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, O Filme. (
Estreia 14 de Janeiro, no Brasil): Ah, esse nem precisa comentar muito. Muitos aqui já devem ser familiarizados com as tirinhas, a grande abóbora e tudo. A tristeza é saber que as chances contra Divertida Mente, são mínimas.
Trailer.
Dirigida por Steve Martino, a animação é baseada nos quadrinhos do cartunista norte-americano Charles M. Schulz. A série, conhecida no Brasil como Minduim, acompanha as aventuras de Charlie Brown, Snoopy e sua turma.
Ufa! Fico por aqui. Boas leituras e bons filmes. =D